O carro rápido
João Cardoso
| 26-07-2024
· Equipe de Veículos
Comparado com os veículos tradicionais a combustível, a arquitetura do sistema de potência dos veículos elétricos foi bastante simplificada.
Não é mais difícil para os veículos elétricos alcançarem o desempenho de aceleração dos supercarros do passado.
Portanto, muitos veículos elétricos surgiram nos últimos anos. Um supercarro elétrico de forte desempenho com capacidades de aceleração impressionantes. A seguir, vamos dar uma olhada no desempenho poderoso de sete supercarros elétricos incríveis.
Baltasar Revolt
A marca espanhola Baltasar lançou seu primeiro carro esportivo totalmente elétrico chamado Revolt no início deste ano. O carro tem um design radical com uma aparência totalmente de corrida e atualmente está aprovado para condução em estradas.
O Revolt tem uma estrutura leve, feita sobretudo de fibra de carbono, pesando apenas 770kg, e não possui para-brisa dianteiro. Será que é possível dirigir com um capacete?
Em termos de potência, o Revolt contem dois motores elétricos independentes.
Quando você pisa no pedal elétrico, ele pode explodir com uma potência máxima de 500 cavalos e um torque máximo de 1.000 Nm, o que pode fazer o veículo acelerar de 0 a 100 mph em 2,5 segundos, e tem uma longa autonomia. A quilometragem alcança 600km.
Este supercarro elétrico encontra-se atualmente disponível para pré-venda com um depósito de 1.000 euros e um preço antes dos impostos de 230.000 euros. O primeiro lote de modelos será entregue no segundo semestre de 2022.
Lotus Evija
Há dois anos, a marca britânica Lotus lançou um supercarro elétrico para competir com a Rimac. Este é o Lotus Evija. Além de seu design de aparência legal, o carro também está equipado com um poderoso sistema de tração elétrica e tração nas quatro rodas.
O preço é de quase 2 milhões de euros, com produção limitada a 130 unidades.
Em termos de aparência, o Lotus Evija tem uma estética muito agressiva. Os faróis esguios e as enormes entradas de ar trazem um forte impacto visual; o design da traseira também é exagerado, com um enorme difusor ocupando muito espaço.
O topo está equipado com duas enormes saídas de ar, envolvidas por luzes traseiras de LED, o que é poderoso.
Em termos de potência, o carro está equipado com um sistema de tração elétrica nas quatro rodas, que pode gerar mais de 2.000 cavalos de potência e um torque de 1.700 Nm.
Ele pode acelerar de 0 a 300 km/h em 9 segundos, e a velocidade máxima chega a 320 km/h. Além disso, o carro tem uma bateria desenvolvida pela Williams com capacidade de 70kWh e uma autonomia de 400km.
Hispano-Suiza Carmen
Hispano-Suiza é uma marca conjunta entre a França e a Espanha. Foi fundada em 1904 e fabrica principalmente carros de luxo e motores aeroespaciais. O EI Carmen é o primeiro modelo após seu renascimento.
É limitado a 19 unidades em todo o mundo, das quais 5 serão feitas de acabamento Logne. O preço do Logne é de 1,65 milhão de euros, enquanto a versão regular também é de 1,5 milhão de euros. O primeiro lote de entregas será em 2022.
Em termos de aparência, o Carmen tem uma grade frontal trapezoidal invertida com um logotipo composto por letras e padrões embutidos no meio. Os faróis em ambos os lados são têm forma semicircular, o que parece único e fofo.
Como um supercarro de luxo, o Carmen usa uma grande quantidade de materiais luxuosos, como couro Alcantara e fibra de carbono.
Em termos de potência, o Carmen usa um sistema de tração elétrica com uma potência máxima de 1.019 cavalos.
O Carmen Boulogne tem uma potência máxima de 1.114 cavalos. O tempo de aceleração de zero a 100 segundos é de 2,6 segundos. A velocidade máxima chega só até 290km/h, e a autonomia média é de 400km.
Tesla Roadster
Como a marca de carros elétricos mais poderosa de hoje, a Tesla naturalmente não pode ficar para trás no campo dos supercarros elétricos. Na verdade, a Tesla lançou seu primeiro supercarro elétrico, o Roadster, em 2006, mas o Roadster de hoje tem pouco a ver com o modelo original, exceto que ambos são carros esportivos elétricos conversíveis.
O novo Roadster é mais moderno no design estético do que a primeira geração, com um design mais refinado e linhas mais esportivas. Na verdade, este também é um estilo compartilhado pelos SUVs e sedãs da Tesla. As únicas mudanças são no chassi, altura e detalhes. O design dentro do carro ainda continua o estilo simples da Tesla. Uma tela de controle central de grande tamanho está embutida no console central e também está equipada com um volante quadrado.
Em termos de dados de potência, o Tesla Roadster garante tração nas quatro rodas.
A potência máxima não foi anunciada, mas o torque máximo é de 10.000Nm, o tempo de aceleração de 0-100km/h é de 2,1 segundos, a velocidade máxima atinge 400km/h, e está equipado com uma bateria de 200kWh com uma longa autonomia.
A quilometragem chega a 1.000km, e o preço inicial é de US$200.000.
Rimac Nevera
Rimac é uma marca originária da Croácia. Formou uma joint venture com a Bugatti e é bem conhecida no mundo dos supercarros.
O modelo mostrado desta vez é a versão de produção do Rimac C_Two, chamado Rimac Nevera.
Cada carro custa até 2 milhões de euros, e um total de 150 unidades serão produzidas.
O Rimac Nevera tem um design estético de fera, com linhas e formas exageradas. Em termos de desempenho, o carro está equipado com um conjunto de baterias com capacidade de 120kWh e uma função de carregamento rápido DC de 500kW.
Embora o carro pese 2.150kg, sua autonomia atingiu 550km.
Em termos de potência, o Rimac Nevera está equipado com 4 motores elétricos e um sistema de tração nas quatro rodas, com uma potência máxima de 1.914 cavalos e um torque máximo de 2.360Nm.
O tempo de aceleração de 0-100km/h é de 1,85 segundos, e o tempo de aceleração de 0-300km/h é de 9,3 segundos. A velocidade máxima é de 412km/h.
NIO EP9
O EP9 é um supercarro elétrico lançado pela Weilai. Ele quebrou o recorde do Circuito Internacional de Zhejiang com um tempo de 1 minuto, 26 segundos e 18 segundos, e também superou adversários de peso, como o Mercedes-Benz AMG GT Black Series.
Além disso, o NIO EP9 também quebrou o recorde de volta mais rápida de carro de produção no Nürburgring Nordschleife na Alemanha com um tempo de 6 minutos, 45 segundos e 9 segundos.
Em termos de design de aparência, o NIO EP9 é muito agressivo. Os faróis de LED longos e estreitos e as entradas de ar exageradas estão juntos, o que o torna feroz.
O corpo largo é combinado com a cabine estilo bunker, e a traseira também está equipada com uma enorme asa traseira. Com um forte toque de corrida de Fórmula 1.
Para criar um desempenho super, o NIO EP9 é montado com um total de 4 motores elétricos, que podem produzir uma potência máxima de 1.360 cavalos, um tempo de aceleração de 0-100km/h em 2,7 segundos e uma velocidade máxima de 313km/h.
Além disso, o carro está equipado com uma bateria rapidamente removível, com uma autonomia de até 427km.
Aspark Owl
O supercarro final é o Aspark Owl do Japão, o supercarro elétrico mais rápido do mundo. O carro foi lançado em 2017, com somente 50 unidades produzidas, cada uma custando US$2,9 milhões.
Em termos de aparência, o Aspark Owl tem linhas de carroceria extremamente aerodinâmicas, uma forma esguia e achatada e um grande número de entradas de ar, dando-lhe um excelente desempenho aerodinâmico.
Na traseira do veículo, o Aspark Owl está equipado com uma grande asa traseira elevável, a combinar com luzes traseiras estreitas e uma câmera instalada no meio, que pode ser usada como espelho retrovisor interno.
Em termos de potência, o Aspark Owl está equipado com 4 motores elétricos com uma potência máxima de 2012 cavalos e um torque máximo de 2000Nm.
O tempo de aceleração de 0-100km/h é de apenas 1,69 segundos, superando o recorde estabelecido pelo Rimac Nevera; o tempo de aceleração de 0-300km/h é de 10,6 segundos, e a velocidade máxima é de 400km/h.
O carro está equipado com uma bateria de 64kWh e tem uma autonomia teórica de 400km.