Perches esplêndidos
Gabriela Oliveira
| 20-01-2025
· Equipe de Animais
Callanthias é um gênero de peixes marinhos de barbatanas raiadas dentro da família Callanthiidae.
Esses peixes são predominantemente encontrados nas regiões subtropicais do Oceano Pacífico, com uma espécie ocorrendo no Oceano Índico e duas espécies no leste do Oceano Atlântico.
Callanthias foi inicialmente estabelecido como um gênero monoespecífico em 1839 pelo zoólogo inglês Richard Thomas Lowe, que descreveu Callanthias paradiseus. No entanto, C. paradiseus de Lowe é agora considerado um sinônimo de Lepimphis ruber, uma espécie descrita por Constantine Samuel Rafinesque em 1810 em Palermo, Sicília. A classificação de Callanthias tem sido historicamente incerta. Uma vez considerado um gênero incomum dentro da família Serranidae, enquanto outros pesquisadores o colocaram na Grammatidae. Hoje, Callanthias é um dos dois gêneros da família Callanthiidae, sendo o outro o Grammatonotus, que a 5ª edição de Peixes do Mundo coloca na ordem Spariformes.
## Etimologia
O nome Callanthias combina a palavra grega callos significando bonito e Anthias, um gênero na família Serranidae. Lowe escolheu esse nome porque ele descreveu a espécie tipo, Callanthias paradisaeus, como um peixinho muito elegante e quase tão raro quanto bonito, observando sua semelhança com Anthias em forma e dentição.
## Espécies
Embora espécies de Callanthias tenham sido anteriormente incluídas no gênero Anthias, atualmente existem 8 espécies reconhecidas dentro do gênero:
Callanthias allporti (Peixe-esplêndido sulista)
Callanthias australis (Peixe-esplêndido magnífico)
Callanthias japonicus (Peixe-esplêndido japonês)
Callanthias legras (Goldie)
Callanthias parini (Peixe-esplêndido de Nazca)
Callanthias platei (Peixe-esplêndido de Juan Fernández)
Callanthias ruber (Peixe-arara)
Callanthias splendens (Peixe-esplêndido)
## Características
As espécies de Callanthias, comumente conhecidas como peixes-esplêndidos, são caracterizadas por corpos alongados, cabeças curtas e truncadas, e olhos grandes posicionados perto do final da cabeça. Suas bocas são oblíquas, estendendo-se abaixo do meio do olho. Cada mandíbula tem uma única fileira externa de dentes cónicos e uma fileira interna de dentes menores, cónicos ou viliformes. Algumas espécies também têm dentes semelhantes a presas apontadas para a frente, e alguns podem ter dentes pequenos no palatino. O opérculo apresenta duas espinhas curtas na parte superior, enquanto o pré-opérculo não tem espinhos ou serrilhamentos. Os peixes têm escamas ctenóides grandes e raios moles longos na nadadeira dorsal, que não são incisos. A nadadeira caudal é bifurcada, com os machos exibindo longos filamentos se estendendo de ambos os lóbulos. Esses peixes são protogínicos, o que significa que mudam de sexo de fêmea para macho, envolvendo mudanças de tamanho, morfologia e coloração. A maior espécie, C. australis (Peixe-esplêndido magnífico), atinge um comprimento máximo de 49 cm, embora a maioria das espécies normalmente cresça entre 17,9 cm e 30 cm. Esses peixes são conhecidos por suas cores vibrantes, com tons de vermelho, laranja, amarelo e roxo sendo típicos.
## Distribuição e Habitat
Os peixes-esplêndidos de Callanthias são encontrados principalmente em mares temperados e subtropicais, com a maioria das espécies habitando o Oceano Pacífico. Uma espécie, o peixe-esplêndido sulista (C. allporti), estende-se até o sudeste do Oceano Índico, enquanto duas espécies são encontradas no Atlântico. O Goldie (C. legras) está localizado no sudeste do Atlântico, ao largo da costa sul da África, e o Peixe-arara (C. ruber) é encontrado no nordeste do Atlântico e no Mediterrâneo. Esses peixes normalmente habitam recifes profundos, paredes rochosas, picos e montanhas submarinas