Revolução da IA

· Equipe de Astronomia
A chegada da inteligência artificial generativa está transformando diversas profissões e abrindo novas fronteiras na colaboração entre humanos e máquinas.
Revolução do Trabalho
De acordo com o Índice de Tendências de Trabalho da gigante tecnológica, o fenômeno Bring Your Own AI está em ascensão, com indivíduos utilizando ferramentas de IA autonomamente.
Na Itália, 73% já utilizam a IA generativa no trabalho por meio de aplicativos não corporativos. Estudos do Fórum Econômico Mundial e da Accenture identificam oportunidades em setores variados. Novos cargos incluem engenheiro de entrada e desenvolvedor de salas limpas, para otimizar sistemas generativos e simplificar dados corporativos.
Integração de IA na Educação
A inteligência artificial está começando a ser ensinada até mesmo nas escolas de ensino médio. Escolas Ettore Majorana em Brindisi e Piersanti Mattarella em Modena foram escolhidas em projeto da OCDE para o ensino de IA.Enquanto isso, o Instituto Técnico Profissional Marconi Pieralisi em Jesi, Ancona, experimentalmente integrou a inteligência artificial por uma hora por semana como disciplina integrada na área de TI e telecomunicações.De modo geral, quem deseja trabalhar com IA deve possuir habilidades multidisciplinares e conhecimento aprofundado em áreas específicas.
Tópicos de Interesse
- Linguagens de programação, especialmente em Python
- Engenharia de software
- Aprendizado profundo e machine learning
- Redes neurais
- Análise e gestão de dados
- Tecnologias de big data e inteligência de negócios
- Realidade virtual e aumentada
- Análise de imagens e vídeos (visão computacional)
- Mineração de texto e processamento de linguagem natural
- Robótica e mecatrônica
- Estatística, álgebra e cálculo de probabilidade
- Marketing digital e análise web
As universidades italianas oferecem diversos cursos de graduação e pós-graduação.
Opções de Estudo
para adquirir habilidades integradas em tecnologia, informática e negócios. Caminhos tradicionais incluem ciências da computação, engenharia eletrônica, engenharia da computação, física, matemática, estatística e economia.
Caminhos Interdisciplinares
também abordam temas de inteligência artificial. Por exemplo, a Universidade de Trento oferece o mestrado em "Sistemas de Inteligência Artificial," e a Universidade de Palermo oferece bacharelado em "Dados, Algoritmos e Inteligência Artificial." Diversos programas de mestrado de primeiro e segundo nível existem para especialização pós-graduação e treinamento avançado.Exemplos incluem LUISS em Roma com mestrado em "Inteligência Artificial - Tecnologias, Regulação, Ética e Sociedade", Politecnico di Milano em "Inteligência Artificial para Administração Pública", Università della Calabria em "Inteligência Artificial e Ciência de Dados," e Federico II em Nápoles com "Inteligência Artificial para Ciências Humanas."
Conclusão: Abraçando o Futuro
A crescente integração da IA generativa no trabalho e na educação apresenta desafios e oportunidades sem precedentes. Investir nas habilidades necessárias é crucial para enfrentar essa evolução e preparar-se para um futuro em que a colaboração entre humanos e máquinas fará parte de nossas vidas cotidianas.