Pasta sem água
Pedro Santos
Pedro Santos
| 15-04-2025
Equipe de Estilo de Vida · Equipe de Estilo de Vida
Pasta sem água

Deve-se molhar a pasta de dente com água antes de escovar os dentes?

A principal função da pasta de dente é limpar os dentes. Não importa se você escova os dentes com água ou não. Você pode escolher de acordo com sua preferência pessoal.
Durante o processo de escovação dos dentes, a boca continuará a secreta saliva, o que também pode desempenhar um papel na hidratação da boca.
Mantenha as pastas de dente funcionais longe da água. No entanto, para algumas pastas de dente funcionais, como as antialérgicas, é melhor não molhá-las com água, para não danificar os ingredientes ativos. Especialmente para pastas de dente dessensibilizantes, por serem diferentes das pastas de dente comuns, sendo geralmente mais caras, é ainda mais importante usá-las corretamente. Os ingredientes ativos das pastas dessensibilizantes formarão uma camada de reparação na superfície dos dentes. Para evitar destruir este ingrediente ativo, é melhor não molhar a escova de dentes ao usar a pasta dessensibilizante. Esprema a pasta de dente em uma escova de dentes seca e escove os dentes.

Importância de enxaguar a boca e escovar os dentes novamente

Há uma questão mais importante do que molhar a pasta de dente antes de escovar os dentes, que é: depois de enxaguar bem a boca, escovar os dentes novamente. Ao fazer gargarejo, a maior parte dos resíduos, detritos, açúcar, enxaguante e componentes ácidos diluídos, sujeira solta e assim por diante são removidos, permitindo alcançar resultados dobrados com metade do esforço.
Escovar os dentes não é apenas para protegê-los, há muitas coisas mais importantes sobre a escovação dos dentes. Um estudo nos Estados Unidos mostra que problemas graves de placa dental e bactérias bucais aumentam o risco de morte por câncer em 80% e podem reduzir a expectativa de vida em 13 anos. A Sociedade Japonesa de Câncer publicou um relatório mostrando a relação entre hábitos de escovação e câncer. Pessoas que escovam os dentes mais de 2 vezes por dia têm 30% menos chances de desenvolver câncer bucal ou esofágico do que aquelas que escovam os dentes uma vez; Pessoas que não escovam os dentes têm 1,8 vezes mais chances de desenvolver câncer do que aquelas que escovam os dentes uma vez.

Erros comuns ao escovar os dentes e suas sugestões

- Erro 1:

Escovar os dentes com água gelada. Água gelada pode causar dor nos dentes sensíveis e não é favorável aos ativos na pasta de dente.

Sugestão:

É melhor usar água morna próxima da temperatura do corpo ao escovar os dentes.

- Erro 2:

Escovar com muita força. Muita pressão ao escovar os dentes, ou escovar os dentes horizontalmente, pode danificar os dentes e causar defeitos em forma de cunha.

Sugestão:

200 gramas de força são suficientes, mais ou menos a mesma força de pegar um picolé com os dedos, e usar a força do seu pulso em vez do braço para escovar os dentes.
Pasta sem água

- Erro 3:

Escovar os dentes horizontalmente. A escovação horizontal não pode remover o lixo nos espaços entre os dentes, e também pode causar defeitos em forma de cunha na raiz dos dentes, danos às gengivas e sensibilidade à dentina.

Sugestão:

A maneira correta de escovar os dentes é escovar verticalmente ao longo do espaço entre os dentes.

- Erro 4:

Tempo insuficiente de escovação. Muitas pessoas pensam que o objetivo de escovar os dentes é remover resíduos de alimentos, mas isso não é completamente verdade. Enxaguar a boca com água limpa pode remover mais de 90% dos resíduos de alimentos. O objetivo de escovar os dentes com cuidado é eliminar a placa bacteriana. A placa é uma espécie de bactéria incolor que adere à superfície dos dentes e nos espaços das gengivas. É o culpado que causa cáries e inflamação nas gengivas.

Sugestão:

Escove os dentes por no mínimo 2 minutos. Comece pelos dentes da frente e escove cuidadosamente de forma vertical, especialmente nos locais facilmente esquecidos, como os espaços entre os dentes e a parte de dentro dos dentes.

-Erro 5:

Pensar que precisa de uma escova de dentes grande para limpar os dentes. Os dentes de cada pessoa são de tamanhos diferentes. Se a escova de dentes for muito grande, ela não será flexível o suficiente para executar as tarefas na cavidade bucal. Se a escova de dentes for muito pequena, ela não conseguirá limpar uma grande área da boca.

Sugestão:

Escolha uma escova de dentes do tamanho certo, o tamanho da cabeça da escova deve ser igual à largura de 2,5 a 3 dentes.