Nozes nutricionais
Eduardo Lima
| 25-11-2024
· Equipe de Alimentação
Nozes são um lanche favorito para milhões de pessoas ao redor do mundo. Se você comer algumas todos os dias, elas trazem muitos benefícios para o seu corpo.
Um novo estudo apresentado na reunião anual da Sociedade Europeia de Cardiologia concluiu: por que escolher nozes em vez de tentadoras batatas fritas ou chocolate como um lanche no meio do dia?
A resposta é que se você comer nozes pelo menos duas vezes por semana, seu risco de morrer de doenças cardíacas, derrame e outras condições relacionadas a doenças cardíacas diminui em 17 por cento.
A autora do estudo, Dra. Noushin Mohammadifard do Instituto de Pesquisa Cardiovascular em Isfahan, explicou em um comunicado: "As nozes são predominantemente gorduras insaturadas, com uma pequena porcentagem de gorduras saturadas."
"Além disso, elas contêm proteínas saudáveis para o coração, minerais, vitaminas, fibras, fitoesteróis e polifenóis."
"Estudos na Europa e nos Estados Unidos têm demonstrado os efeitos cardiovasculares protetores das nozes, mas a região do Mediterrâneo Oriental ainda não produziu evidências convincentes..."
O estudo analisou a frequência do consumo de nozes e o subsequente risco de doenças cardiovasculares ou morte na população ao longo de 12 anos.
Um total de 5.432 adultos com mais de 35 anos participaram do estudo. Todos os participantes foram selecionados aleatoriamente de várias regiões e nenhum deles tinha histórico de doença cardiovascular.
O consumo médio de nozes, pistaches, amêndoas, sementes, avelãs e uma variedade de outras nozes de cada participante foi registrado por meio de um questionário em 2001. Cada participante foi acompanhado a cada dois anos e perguntado se teve algum problema cardiovascular.
Ao longo dos 12 anos de acompanhamento, a equipe de pesquisa coletou dados sobre 751 eventos cardiovasculares (doença arterial coronariana ou acidente vascular cerebral), 179 mortes relacionadas a doenças cardiovasculares e 458 mortes por todas as causas.
Após analisar seus resultados, os pesquisadores descobriram que comer nozes duas ou mais vezes por semana reduziu o risco de morte por doença cardíaca em 17 por cento em comparação com aqueles que comeram nozes apenas uma vez a cada duas semanas.
A ligação entre comer nozes e melhorar a saúde do coração permaneceu forte mesmo depois de levar em consideração outros fatores que poderiam influenciar os resultados, como idade, hábitos de fumar e atividade física.
Quanto ao consumo diário recomendado de nozes, a ESC lista que 30 gramas de nozes sem sal devem ser consumidas como parte de uma dieta saudável.
"Nozes frescas e cruas são as mais saudáveis", acrescentou a Dra. Mohammadifard. "Nozes são melhores quando consumidas frescas, caso contrário, as gorduras insaturadas nas nozes podem oxidar e se tornar prejudiciais.
Você pode saber se as nozes ainda podem ser consumidas observando se têm um sabor laqueado ou se são amargas ou azedas.