Frutas Muito Procuradas
Eduardo Lima
| 29-11-2024
· Equipe de Alimentação
O abacate sempre foi popular. Muito utilizado para emagrecimento, anti-envelhecimento, proteção hepática, beleza, o abacate é realmente incrível?
O abacate contém muitos nutrientes, sendo uma das poucas frutas com alta porcentagem de gordura, principalmente gordura monoinsaturada, ou seja, semelhante ao azeite de oliva.
Outra semelhança entre os dois é que o abacate também contém altos níveis de polifenóis e outros compostos vegetais, todos benéficos para a saúde humana.
Os abacates também são ricos em carotenoides, e a luteína, um dos carotenoides, é um nutriente importante para a saúde do cérebro e dos olhos.
Os polifenóis e flavonoides nos abacates incluem rutina, resveratrol e curcumina. Sem mencionar o cálcio, magnésio, escala, potássio e vitaminas do complexo B.
Uma revisão sistemática em 2017 concluiu que vários estudos clínicos de intervenção reportaram que os abacates podem reduzir os lipídios sanguíneos, baixar a pressão arterial, combater o diabetes, perder peso, reduzir a aterosclerose, prevenir doenças cardiovasculares e ter uma série de outros benefícios.
Há poucos estudos clínicos sobre abacates para melhoria da pele.
Um estudo clínico de intervenção publicado em 2020 mostrou que 20 indivíduos saudáveis participaram de um teste onde um creme contendo óleo de abacate foi aplicado por 12 semanas consecutivas, e após o período de teste, constatou-se que 45% dos sujeitos tiveram melhora na pele, incluindo aumento da elasticidade e redução de rugas.
Em 2017, uma equipe de cientistas da Universidade de Tufts, nos EUA, publicou um estudo clínico controlado no qual idosos saudáveis, divididos em vários grupos, passaram por um estudo de intervenção dietética de 6 meses, comendo abacate, batatas e grão-de-bico.
Os participantes que comeram abacate todos os dias tiveram melhora na atenção e na memória, aumento da pigmentação macular e uma correlação positiva entre aumento da pigmentação macular e habilidades de memória de trabalho e resolução de problemas após o período de teste.
O estudo conclui que dietas que incluem abacate podem ser eficazes na melhoria do desempenho cognitivo.
O abacate é considerado uma presença mágica entre as frutas e até entre todos os alimentos.
Mas não espere muito de seus benefícios para a saúde e não espere emagrecer com ele. Um abacate de tamanho médio tem 200 kcal, equivalente a uma pequena tigela de arroz.
Além disso, o abacate é rico em potássio. Pessoas com problemas na função renal não são recomendadas a consumir alimentos ricos em potássio para evitar problemas metabólicos.
Comer mais produtos de soja, frutas e nozes diariamente pode substituir completamente a nutrição do abacate, não sendo necessário promover excessivamente um único alimento. Uma dieta diversificada é mais digna de promoção.
Coma mais tipos diferentes de frutas, mais benéfico para o corpo.