Limões Rica em Nutrientes
Lucas Silva
| 15-11-2024
· Equipe de Alimentação
O limão, uma planta lenhosa que pertence a família Rutaceae do gênero Citrus, tem poucos ou nenhum espinho em seus ramos, com folhas jovens e botões de flores com uma cor vermelho-escuro púrpura.
As folhas são ovais ou elípticas, e o lado de fora das pétalas é vermelho-púrpura claro, enquanto o lado interno é branco. O fruto é oval ou em forma de ovo, com casca espessa e amarelo-limão.
O período de floração é de abril a maio, e o período de frutificação é de setembro a novembro. Os limões reproduzem em climas quentes, são sensíveis ao frio e preferem solos bem drenados, soltos, ricos em matéria orgânica e ligeiramente ácidos, com um baixo lençol freático.
O cultivo de limões na Europa começou em meados do século XV na cidade italiana de Gênova. Em 1493, Cristóvão Colombo trouxe sementes de limão para a ilha de Hispaniola, levando os limões nas Américas. A conquista espanhola do Novo Mundo também desempenhou um papel na disseminação ampla das sementes de limão. No início, os limões eram usados sobretudo para paisagismo e fins medicinais. No século XIX, o cultivo em larga escala de limões começou na Flórida e na Califórnia.
Em 1747, James Lind, um cirurgião da Marinha Real Britânica, tratou marinheiros com escorbuto, incluindo suco de limão em seu regime de tratamento. No entanto, a vitamina C ainda não havia sido descoberta naquela época.
Valor Nutricional
1. Os limões contêm niacina e ácidos orgânicos abundantes, dando um sabor extremamente azedo. O ácido cítrico no suco de limão tem fortes propriedades bactericidas, contribuindo para a higiene dos alimentos. Experimentos certificaram que o suco de limão altamente ácido pode eliminar todas as bactérias dentro das conchas de mariscos em 15 minutos.
2. Os limões são aromáticos e podem neutralizar o odor de peixe na carne e frutos do mar, tornando a textura mais macia. O limão também estimula a secreção de enzimas proteolíticas gástricas, ampliando a motilidade gastrointestinal. Portanto, a culinária ocidental frequentemente usa limões para preparar pratos frios e alimentos em conserva.
3. O suco de limão, rico em sais de citrato, pode inibir a cristalização de sais de cálcio, prevenindo a formação de pedras nos rins e até dissolvendo as pedras existentes. O consumo de limões pode prevenir e reduzir pedras nos rins em alguns pacientes com pedra nos rins crônica.
4. Consumir limões também pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, mitigando os efeitos de promoção da coagulação dos íons de cálcio, assim prevenindo e tratando hipertensão e infarto do miocárdio. O ácido cítrico tem um efeito vasoconstritor, fortalecendo os capilares, diminuindo a permeabilidade, aprimorando a função de coagulação e elevando a contagem de plaquetas, resultando em tempos de coagulação e sangramento encurtados (31%-71%) e exibindo efeitos hemostáticos.
5. Os limões frescos são ricos em conteúdo vitamínico, tornando-os um produto de beleza natural que previne e elimina a pigmentação da pele. Além disso, o consumo de limão cru tem um bom efeito antiemético e é benéfico durante a gravidez. Portanto, os limões são uma fruta adequada para as mulheres.
Ao selecionar limões, é importante observar a superfície da casca. Limões de alta qualidade têm uma forma regular, superfície lisa e cor uniforme. Frutas com manchas, crostas ou deformidades provavelmente estão afetadas por doenças, pragas ou lesões, causando uma perda de valor nutricional e potencialmente contendo substâncias prejudiciais à saúde humana.