Nutrição do Suco de Laranja
Pedro Santos
| 12-11-2024
· Equipe de Alimentação
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o público consuma 400 gramas de vegetais e frutas diariamente.
Muitos países, incluindo os Estados Unidos e a França, introduziram o programa "5 por dia", sugerindo o consumo de 5 porções de frutas e vegetais diariamente.
No entanto, a maioria das pessoas acha desafiador atender a essa recomendação. Um estudo recente de 2019 realizado por estudiosos britânicos resumiu por que alcançar o objetivo de 5 porções por dia é difícil: conveniência e inconveniência na compra, o incômodo percebido de lidar com frutas e vegetais e várias circunstâncias práticas que dificultam incluí-los na dieta diária. Alguns indivíduos optam por substituir parte do déficit com sucos de frutas.
O suco de laranja é o suco de fruta mais comum e popular, disponível com facilidade no mercado e de fazer em casa. Então, qual é o valor nutricional do suco de laranja? Isso não é bem conhecido por muitas pessoas, e também existem precauções a serem observadas ao consumir suco de laranja. Hoje, vamos falar sobre os benefícios nutricionais e precauções do suco de laranja.
1. Reforçando a Imunidade:
Laranjas e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C, que tem vários benefícios para o corpo, incluindo a promoção do crescimento e reparo dos tecidos e a manutenção da saúde de ossos, dentes, cartilagens e vasos sanguíneos.
Como antioxidante, a vitamina C neutraliza os radicais livres, prevenindo danos celulares. A vitamina C também melhora as funções das células imunes, como fagócitos e células T, contribuindo para a força do sistema imunológico.
2. Diminuindo o Risco de Doença Cardíaca:
Beber três xícaras de suco de laranja diariamente pode elevar os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL) no corpo, diminuindo assim a probabilidade de doenças cardíacas.
O suco de laranja contém compostos químicos específicos, como flavonoides e limonoides, que promovem o aumento do HDL e transportam a lipoproteína de baixa densidade (LDL) "ruim" para fora do corpo.
3. Prevenindo a Inflamação:
As laranjas não só contêm antioxidantes ricos, mas também exibem propriedades anti-inflamatórias. Pesquisas sugerem que beber suco de laranja ao consumir alimentos ricos em gordura e carboidratos pode prevenir o estresse oxidativo e a inflamação causada por esses alimentos.
Também ajuda a prevenir danos vasculares, reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames.
4. Reduzindo a Pressão Arterial Alta:
A hesperidina, o principal composto flavonoide no suco de laranja, ajuda a controlar a pressão arterial alta.
Estudos indicam que beber 500 mililitros de suco de laranja diariamente pode ajudar indivíduos com sobrepeso na meia-idade a diminuir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração. No entanto, pessoas com diabetes devem ter cuidado com o consumo excessivo.
5. Melhorando a Absorção de Medicamentos:
O suco de laranja é uma substância química que melhora a absorção de medicamentos, permitindo que os medicamentos entrem na corrente sanguínea em quantidades mais significativas, melhorando assim a absorção de medicamentos pelo corpo.
Como uma bebida popular, o suco de laranja normalmente é ideal para a maioria das pessoas. No entanto, existem algumas precauções a serem lembradas, como evitar o consumo antes das refeições ou com o estômago vazio, abster-se de consumo excessivo para prevenir a toxicidade, evitar o consumo de leite dentro de uma hora antes ou depois de beber suco de laranja e não substituir o suco de laranja por frutas inteiras.
O consumo excessivo de frutas cítricas como suco de laranja pode levar à toxicidade, levando ao amarelamento das mãos, pés ou corpo inteiro. Casos graves podem incluir náuseas, vômitos, inquietação e fadiga mental. Além disso, pessoas com excesso de ácido no estômago devem evitar beber suco de laranja. Portanto, é recomendável não consumir suco de laranja em excesso.