Fusão floral
Beatriz Almeida
| 21-11-2024
· Equipe de Alimentação
Flores têm um charme eterno, trazendo alegria à vida e durante a temporada de festas, a tradição de presentear com flores e presentes prospera.
No entanto, o design floral não é apenas sobre estética, ele também pode se transformar em deliciosos bolos florais.
A fusão da criatividade floral com o design de bolos oferece um vasto universo de possibilidades, semelhante à fundação da tradicional arrumação de flores em um embrião de bolo. É uma vibrante competição de várias cores de flores, transformando o bolo em uma beleza visual.
Embora o bolo em si possa não ser consumido, ele traz flores emolduradas em vivacidade e realismo, exalando seu próprio aroma e contribuindo para um ambiente de aniversário caloroso e romântico. Para crianças, uma forma digital do bolo, tanto saudável quanto moderna pode ser um sucesso. Temas em verde e rosa representam juventude e energia.
Agora, vamos nos aprofundar no processo de criação dessa obra-prima floral. Os ingredientes incluem 5 ovos, 90g de farinha de baixo teor de glúten, 50ml de leite, 50ml de óleo de salada e 80g de açúcar refinado (dividido em 50g para claras e 30g para gemas).
Os passos são os seguintes:
Comece separando as gemas das claras. Bata as claras em neve com uma batedeira elétrica até formar picos firmes.
Adicione gradualmente o açúcar às claras, batendo até aparecerem bolhas finas. Continue até formar picos secos.
Em uma tigela separada, bata as gemas e o açúcar até ficarem claros. Adicione leite e óleo enquanto mistura.
Peneire a farinha, garantindo uma mistura suave e fina, livre de partículas.
Adicione as claras em neve às gemas em três partes, misturando delicadamente com uma espátula de silicone.
Despeje a massa em uma forma de bolo, batendo suavemente embaixo para liberar as bolhas de ar.
Asse em forno pré-aquecido a 170 graus por 40 minutos. Depois de pronto, inverta os bolos em uma grade para esfriar antes de desenformar.
Para montar o bolo floral, corte o bolo assado e esfriado. Entre cada camada, espalhe chantilly e frutas picadas. Depois de empilhar as camadas, uma simples camada de creme por cima completa a base. Agora, é hora de adornar o bolo com flores.
O processo de seleção e preparação das flores é super importante. Limpe as flores e envolva o caule com papel alumínio antes de começar. A decoração mais fácil envolve colocar as flores diretamente na superfície do bolo. Crie uma composição básica, permitindo que sua criatividade dê forma à imagem desejada. Flores maiores podem ser colocadas para dominar o topo do bolo e servir como pontos focais.
Para uma disposição mais emaranhada, empregue dicas de arranjo floral para elevar a estética do bolo. Essa técnica ligeiramente desafiadora envolve fazer com que o material floral fique em pé, adicionando profundidade ao design. Ao combinar flores e folhas, preste atenção às alturas escalonadas e crie uma sensação de expansão, um efeito impressionante e visualmente agradável pode ser alcançado com essas técnicas.
Em essência a criatividade floral se estende além do apelo visual, transformando bolos em experiências deliciosas. A fusão de cores vibrantes, flores perfumadas e sabores deliciosos realça as celebrações, criando momentos memoráveis.
Seja uma composição simples ou uma exibição mais exuberante, os bolos florais trazem um toque da beleza da natureza para a arte de assar e presentear.