Ferrari 296 Challenge
Beatriz Almeida
| 27-11-2024
· Equipe de Veículos
A Ferrari revelou imagens oficiais do 296 Challenge, um carro de corrida projetado para os campeonatos Ferrari Challenge. Esta máquina é derivada do Ferrari 296 e é estritamente para a pista; não é legal para uso nas ruas.
O 296 Challenge ostenta uma aerodinâmica aprimorada e dispensa o motor elétrico em favor de uma powertrain exclusivamente a gasolina.
Com regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas em todo o mundo, criar veículos de alto desempenho alimentados exclusivamente por motores tradicionais está se tornando mais difícil.
Mesmo os fabricantes de carros esportivos de elite como a Ferrari tiveram que incorporar sistemas híbridos em seus modelos. Um exemplo primordial é o 296 GTB e seu equivalente conversível, o 296 GTS.
No entanto, o 296 Challenge se destaca ao depender de um motor V6 a gasolina puro, sem assistência híbrida. Sendo exclusivamente um carro de pista, ele contorna as regulamentações de emissões nas estradas.
Como resultado, este carro está pronto para competir nos campeonatos Ferrari Challenge.
O exterior do 296 Challenge exibe um pacote aerodinâmico extremo. Possui entradas dianteiras proeminentes e aerofólios fixos em ambos os lados para aumentar significativamente a downforce frontal, aprimorando a capacidade de curva e a estabilidade em alta velocidade.
O grande lábio dianteiro tem um design que se assemelha a presas, conferindo à frente uma aparência ameaçadora. Nas laterais do carro, uma vibrante pintura de corrida vermelha e branca adornada com inúmeros logotipos de patrocinadores chama a atenção.
As rodas leves de 19 polegadas são calçadas com pneus Pirelli de alto desempenho, complementados por freios de cerâmica de carbono. O sistema ABS foi especialmente atualizado para aplicações de corrida.
Na traseira, o carro está equipado com um spoiler fixo considerável e aerofólios fixos complexos em ambos os lados, juntamente com um difusor substancial. A Ferrari afirma que essa configuração gera 870 kg de downforce a velocidades de 250 km/h.
O interior é projetado em um estilo de corrida puro. Possui um painel de instrumentos LCD completo que pode exibir vários parâmetros de corrida, um volante adornado com botões coloridos para controlar configurações comuns de corrida.
O carro está equipado com bancos tipo concha específicos para corridas que fornecem amplo suporte lateral para curvas agressivas.
Quanto à potência, o carro ainda utiliza o mesmo motor V6 3.0T encontrado no Ferrari 296, embora com pequenos aprimoramentos de potência. A potência máxima é elevada de 663 cv para 690 cv, oferecendo impressionantes 230 cv por litro.
A maior diferença em relação ao 296 regular é a ausência do motor elétrico, resultando em peso reduzido e desempenho aprimorado.