Apreciando kiwi
João Cardoso
| 28-11-2024
· Equipe de Alimentação
O kiwi é uma fruta deliciosa e nutritiva adorada por muitos devido ao seu sabor doce e tangy, juntamente com sua facilidade de consumo.
Esta fruta oferece um golpe nutricional poderoso, e incorporá-la em sua dieta diária pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde.
O kiwi é renomado por seu teor excepcionalmente alto de vitamina C, ostentando impressionantes 62mg por 100g. Isso é quase o dobro da vitamina C encontrada em laranjas e impressionantes 21 vezes a de maçãs.
Vale ressaltar que o teor exato de vitamina C pode variar ligeiramente entre diferentes variedades de kiwi.
Quais são as vantagens para a saúde de consumir kiwi regularmente?
1. Beleza e cuidados com a pele: o kiwi é o melhor amigo da pele, graças à sua abundância de vitamina C. O principal bloco de construção da nossa pele é o colágeno, e a vitamina C desempenha um papel vital em sua síntese, mantendo a elasticidade da pele e evitando o desenvolvimento de rugas.
Além disso, a vitamina C atua como um potente antioxidante, combatendo o excesso de radicais livres e impedindo a peroxidação lipídica, aumentando ainda mais a proteção da pele.
2. Saúde das gengivas: uma deficiência de vitamina C pode interromper a síntese de colágeno, levando a uma cicatrização lenta de feridas, enfraquecimento das paredes capilares e possíveis problemas gengivais, como sangramento e afrouxamento.
Garantir a ingestão diária de um kiwi pode contribuir para a saúde geral das gengivas, evitando problemas como recessão gengival e perda dentária.
3. Prevenção de constipação: fruta campeã em fibra dietética entre as frutas, contendo 2,6g de fibra dietética insolúvel por 100g. Isso supera as maçãs em 1,5 vezes e as bananas em 2,2 vezes.
A fibra dietética insolúvel atua como um impulsionador digestivo, promovendo o movimento mecânico do estômago e intestinos, facilitando movimentos intestinais regulares e prevenindo a constipação. Comer a casca, se estiver quase sem pelos, fornece ainda mais fibra dietética.
4. Saúde óssea: além de seu impressionante teor de vitamina C, o kiwi é rico em vitamina K, que contribuem para uma excelente saúde óssea e prevenção da osteoporose.
A deficiência de vitamina C pode levar a distúrbios de síntese de colágeno, potencialmente causando osteoporose devido à formação pobre da matriz óssea. Por outro lado, a vitamina K estimula a deposição de cálcio nos ossos, auxilia na absorção de cálcio, estimula os osteoblastos e inibe os osteoclastos - tudo contribuindo para a prevenção de fraturas ósseas.
Para desfrutar ao máximo, lembre-se de armazenar seu kiwi adequadamente. Se o seu kiwi estiver duro, mantenha-o à temperatura ambiente junto com maçãs e bananas para permitir que amadureça, tornando-se mais macio e doce.
Se já estiver um pouco macio, refrigere-o a 4°C para retardar ainda mais o amolecimento, prolongar sua vida útil e preservar seu valioso teor de vitamina C.