Como Escolher
Ana Pereira
| 07-11-2024
· Equipe de Veículos
As viagens de autocondução são cada vez mais procuradas como uma forma flexível e espontânea de viajar.
Muitas pessoas preferem embarcar em viagens de longa distância em seus carros.
Este modo de viagem confere conforto e prazer, tornando-se um plano de viagem comum para inúmeras pessoas.
No entanto, optar por um carro familiar certo para uma jornada estendida e distante envolve considerar vários fatores.
A escolha entre um SUV, MPV, veículo comercial, van, minivan, ou até mesmo uma perua ou sedã depende das preferências pessoais.
Bases de fãs leais existem para cada tipo de veículo, e a escolha é subjetiva, de acordo com preferências individuais.
Então, o que deve ser tido em consideração ao decidir sobre o modelo ideal?
1. Número de passageiros para viagens de autocondução:
Para aqueles que optam por viagens de autocondução com famílias grandes ou várias gerações, um veículo com ampla capacidade de passageiros, espaço de carga e a capacidade de expandir o espaço de carga (como instalar racks de teto) é fundamental.
SUVs médios e grandes, MPVs e até mesmo motorhomes são escolhas populares. Por outro lado, casais em busca de uma exploração tranquila podem achar sedãs ou SUVs pequenos mais do que suficientes, considerando custos de compra mais baixos, boa economia de combustível e estacionamento conveniente.
2. Volume de material a transportar:
Além das considerações de passageiros, a quantidade de bagagem e suprimentos também desempenha um papel essencial. Viajantes que planejam jantar em restaurantes e hospedar em hotéis podem não precisar de um porta-malas grande.
No entanto, famílias com crianças ou aqueles que pretendem cozinhar ao longo das suas viagens de autocondução precisarão de um veículo com espaço de armazenamento aumentado.
Fatores como carrinhos de bebê, produtos infantis e equipamentos de camping devem ser considerados ao escolher um modelo ideal.
3. Propósito do veículo:
Algumas pessoas tem em seu veículo de autocondução não apenas um meio de transporte, mas também uma casa móvel para dormir e cozinhar.
Aqueles que fazem dos seus carros um quartos improvisados ou carregam equipamentos de cozinha podem optar por vans, MPVs ou SUVs médios a grandes. Além disso, pessoas com um orçamento mais elevado podem considerar carros sedãs para este fim.
4. Economia de combustível:
Dado que os gastos com combustível constituem uma parte significativa dos custos de viagens de autocondução de longa distância, optar por um modelo com baixo consumo de combustível é muito importante.
Ao contrário do que se acredita popularmente, modelos maiores e mais altos podem não conferir maior eficiência em termos de combustível. Sedãs e peruas, com menor resistência ao vento e modelos de motor turboalimentado de baixa cilindrada, tendem a garantir melhor economia de combustível. Modelos híbridos também tem uma alternativa mais eficiente em termos de combustível.
5. Conforto ao dirigir:
Considerando o longo tempo passado no carro durante viagens de longa distância, tanto os motoristas quanto os passageiros devem usufruir de um espaço de direção confortável.
Veículos com assentos confortáveis, espaço amplo para a cabeça e amplo espaço para as pernas, como SUVs de tamanho médio e grande e MPVs, são preferíveis aos sedãs.
6. Requisitos para capacidade de extricação:
Embora a capacidade de sair de aflições possa não ser uma preocupação regular durante viagens de autocondução, ela se torna fundamental ao enfrentar terrenos extremos.
Recursos como um sistema de tração nas quatro rodas, bloqueios dianteiros e traseiros e capacidades de viagem suficientes se tornam essenciais ao encontrar estradas com neve, gelo ou escorregadias.
Ao escolher o carro familiar certo para uma viagem de autocondução deve ter em conta múltiplos fatores, dependendo das preferências individuais e requisitos de viagem específicos.
Seja priorizando capacidade de passageiros, espaço de carga, economia de combustível ou capacidade de extricação, uma cuidadosa consideração promove uma experiência de viagem agradável e sem estresse.