Maçanetas de Carro Ocultas
Rafael Oliveira
| 23-10-2024
· Equipe de Veículos
Com o contínuo aperfeiçoamento na construção automotiva, as maçanetas ocultas tornaram-se uma grande tendência no design dos veículos modernos.
Este design elegante aprimora o desempenho aerodinâmico do veículo e diminui a resistência ao vento, enquanto confere uma sensação mais moderna e fashion.
No entanto, não podemos passar por cima de certos problemas e armadilhas associadas às maçanetas ocultas.
As maçanetas ocultas ainda são amplamente utilizadas, principalmente porque garantem certas vantagens, como por exemplo:
1. Apego estético: As maçanetas ocultas podem simplificar a aparência do veículo e torná-lo mais atrativo, de acordo com as necessidades estéticas das pessoas hoje em dia.
2. Conveniência: As maçanetas ocultas podem tornar a abertura e o fechamento do veículo mais convenientes. Puxar a maçaneta com as mãos não é necessário; apenas um empurrão ou toque é suficiente para abrir e fechar a porta.
3. Segurança: As maçanetas ocultas podem diminuir a resistência ao vento e o ruído provocado pelas maçanetas durante a condução, melhorando a estabilidade e o conforto do veículo.
Embora as maçanetas ocultas tenham certas vantagens, elas também têm algumas desvantagens, tais como:
1. Alto custo: As maçanetas ocultas normalmente custam mais do que as maçanetas convencionais, o que pode aumentar o custo de fabricação do veículo.
2. Dificuldade de manutenção: As maçanetas ocultas normalmente são mais difíceis de manter do que as convencionais. Se forem danificadas e precisarem ser substituídas, isso pode levar mais tempo e custar mais.
3. Necessidade de melhoria na confiabilidade: Algumas maçanetas ocultas podem ter mau funcionamento consoante o uso e exigir reparos ou substituição.
Portanto, se as maçanetas ocultas serão eliminadas ou não deve ser examinado com base em fatores desde demanda de mercado, desenvolvimento tecnológico e custo.
As maçanetas ocultas foram inicialmente projetadas por dois motivos:
Por um lado, elas podem diminuir a resistência ao vento e, até certo ponto, proporcionar modelos puramente elétricos economizem energia. De acordo com estudos realizadas no exterior, as maçanetas ocultas podem diminuir o consumo de energia em 0,005 kWh a 40 km/h e em 0,12 kWh a 80 km/h.
Isso representa um pequeno aumento no consumo de energia de 0,005 kWh. Isso é um pequeno aumento na autonomia, mas para os engenheiros, os pontos de ganho devem ser fixados, então as maçanetas ocultas foram introduzidas.
Por outro lado, as maçanetas ocultas são muito bonitas para destacar melhor as laterais do veículo, sem a distração de peças adicionais, e com um sentido suficiente de estilo e tecnologia.
As maçanetas ocultas têm inúmeras desvantagens, essencialmente porque a abertura da porta é regular, envolvendo mais etapas, exercendo uma força anti-humana e carecendo de design ergonômico.
Um simples puxão horizontal deve ser transformado em força através do dedo, provocando mais problemas.
Além disso, as maçanetas ocultas representam um risco de segurança, já que o risco de colisão lateral é superior.
Embora o design do dispositivo de abertura aborde isso, deve haver pressão para resgate se a maçaneta da porta ficar presa.
Algumas empresas começaram a deixar as maçanetas ocultas, optando por levantar a porta para abri-la, o que também pode diminuir a resistência ao vento, como um sedã de postura mais baixa; a abertura da porta é muito próxima da ergonomia.
Esse tipo de abertura de porta tem sido usado em muitos veículos e é tão funcional e prático quanto a maçaneta de porta horizontal.
De qualquer forma, os usuários estão cada vez mais descontentes com as maçanetas ocultas, e algumas empresas perceberam o problema e começaram a abandonar o conceito de maçanetas ocultas em modelos posteriores.
Afinal, abrir mão da conveniência e do conforto de acordo com um conceito mais elaborado é colocar o carro na frente dos bois.