Como Fazer Café
Gustavo Rodrigues
| 22-10-2024
· Equipe de Alimentação
Como escolher os grãos de café:
Escolher grãos de café superiores é muito importante para fazer uma ótima xícara de café.
Este processo engloba conhecer a variedade, origem, nível de torra e frescor dos grãos de café. aqui vai encontrar um guia detalhado:
Origem e Variedades: Cafés de origem distinta são provenientes de um único produtor, safra ou região dentro de um país específico, promovendo sabores e características distintas inerentes a essa área específica. Em contrapartida, os blends são uma combinação de grãos provenientes de diversas origens. Os blends são cuidadosamente elaborados para alcançar um perfil de sabor harmonioso, misturando as forças diferenciadas de cada variedade de grão de café.
Regiões Geográficas: Grãos provenientes de várias regiões garantem perfis de sabor distintos. Por exemplo, os grãos de café provenientes da América Latina normalmente exibem notas leves e frutadas. Os grãos de café africanos são reconhecidos por seus sabores florais e de frutas vermelhas, enquanto os provenientes da Ásia tendem a exibir notas terrosas e uma riqueza encorpada.
Grãos: Os grãos de Arábica são famosos por seu sabor mais doce e suave e maior acidez. Eles normalmente são cultivados em altitudes mais elevadas e têm vários sabores e aromas. Os grãos de café Robusta têm um sabor mais robusto e picante do que os grãos de Arábica. Eles contêm mais cafeína e normalmente são cultivados em altitudes mais baixas. Além disso, os grãos de Robusta são tipicamente usados em blends de espresso por causa de seu sabor profundo e bom gosto.
Tipos de Torra: Os grãos são torrados um pouco para manter o sabor original do grão de café, com maior acidez. Os grãos torrados médios equilibram sabor, aroma e acidez. Os grãos torrados escuros são defumados e amargos, com menor acidez.
Frescor: O frescor afeta o sabor. Escolha grãos de café torrados no último mês para garantir o sabor ótimo. Igual a outros produtos agrícolas, os grãos de café estão sujeitos a variações sazonais. Os grãos colhidos durante as épocas de pico normalmente oferecem os melhores perfis de sabor. Por exemplo, na América Central e do Sul, a temporada de colheita se estende de setembro a março, já na África Oriental, ocorre geralmente de outubro a março.
Como armazenar grãos de café:
Para preservar o frescor dos grãos, armazene-os em um recipiente hermético posto em um local fresco e escuro. A refrigeração deve ser evitada, pois pode levar à condensação e pôr em causa a qualidade dos grãos.
Como fazer uma xícara de café:
Você precisará preparar os seguintes ingredientes para fazer uma xícara de café padrão (aproximadamente 240 ml):
Grãos de café: 15g (cerca de duas colheres de sopa)
Água: 240 ml (cerca de 240 ml)
Um método baseado no exemplo de uma cafeteira de gotejamento:
Moer café: Moa os grãos de café.
Filtrar: Coloque o filtro no cesto.
Adicionar café: Acrescenta todos os grãos de café moídos no filtro.
Adicionar água: Encha o reservatório de água com água fria.
Preparar: Inicie a máquina.
Beber: Aproveite o café assim que estiver pronto.
Preparar café é uma arte de sabor e descoberta. Através da exploração de diferentes grãos, níveis de torra e métodos de preparo, as pessoas embarcam em uma jornada de gostos e sabores diversos. Esta experimentação garante uma compreensão mais profunda e apreciação do café, satisfazendo a curiosidade e proporcionando um senso de inquisitividade.