Segredos dos Grãos de Café
Gustavo Rodrigues
| 23-10-2024
· Equipe de Alimentação
Se você é um entusiasta do café, pode ter notado que o sabor pode variar de um lugar para outro, mesmo ao usar o mesmo tipo de grãos de café.
O segredo por trás disso reside na seleção dos grãos de café por cada fornecedor.
Mas o que faz com que esses pequenos grãos de café sejam capazes de criar sabores tão diversos? Antes de mergulharmos nessa questão, vamos primeiro entender o básico dos grãos de café.
Os grãos de café são as sementes de plantas pertencentes ao gênero Coffea, eles crescem em regiões entre 30 graus de latitude sul e 25 graus de latitude norte, e seus sabores variam dependendo do clima e da região onde são cultivados. Os trabalhadores colhem, torram e moem esses grãos, transformando-os no delicioso café que muitos de nós apreciamos.
Os grãos de café moídos frescos contêm os sabores e camadas mais originais e não danificados. É por isso que preparado com grãos moídos na hora tende a ter um sabor e aroma superiores em comparação com o uso de café pré-moído. Se você já sentiu que o café vendido em cafeterias carece de certo sabor, é provável que estejam usando café pré-moído em vez de grãos moídos na hora.
Embora o pó de café disponível comercialmente seja conveniente, ele é propenso à umidade e deterioração, o que pode comprometer a frescura e o sabor original. Para aqueles que procuram o café mais saboroso e encorpado, optar por grãos moídos na hora em um moedor é, sem dúvida, a melhor escolha.
Uma vez que os grãos são a essência de uma xícara deliciosa de café, e diferentes tipos de grãos criam sabores diferentes, como podemos distingui-los? O que exatamente é café Arábica, um termo que frequentemente ouvimos? E quanto ao Café Blue Mountain? Vamos explorar diversos tipos de grãos de café para obter uma compreensão melhor.
Embora haja centenas de variedades de café em todo o mundo, os grãos de café Arábica e Robusta são os dois tipos mais comumente cultivados. Os grãos de café Arábica dominam a participação de mercado, representando 75-80%, enquanto os grãos de café Robusta compõem cerca de 20%. Aqui está uma olhada mais detalhada em cada um:
Grãos de Café Arábica: Esses grãos são menos resistentes a pragas e doenças e prosperam em áreas de altitude. Eles têm menor teor de cafeína, mas maior teor de gordura e açúcar em comparação com os grãos de café Robusta. Os grãos Arábica oferecem um sabor doce e ácido, reminiscente de ameixas e frutas, tornando-os altamente valorizados por seu sabor e aroma. Eles geralmente são mais caros do que os grãos de café Robusta e são frequentemente usados para preparar cafés especiais ou torradas de origem única.
Grãos de Café Robusta: Estes são altamente resistentes a pragas e doenças e podem se adaptar a várias condições de solo, crescem rapidamente e produzem uma grande saída de café, tornando-os mais econômicos do que os grãos de café Arábica. Os grãos de café Robusta têm maior teor de cafeína e menor teor de açúcar, resultando em um perfil de sabor mais amargo e robusto. São comumente usados para produzir café instantâneo e café enlatado.